terça-feira, 15 de julho de 2008

Sericaia



Na onda da Sericaia fiz a minha numa travessa de barro capixaba ...
Doce muito bonito, mas para nós é muito doce. Deveria ter feito em dia de festa.
Igual vale a função, tirei a receita do Blog da Karen. A cara é doce português, o gosto é doce português. Ficou bem amarelinho devido aos ovos caipiras. Lindo !!

500ml de leite
65g de farinha de trigo
6 ovos
250g de açúcar
1 tira de casca de limão
2 paus de canela
2 c chá de canela em pó
1 pitada de sal

Batem-se as gemas (gemas peneiradas) com o açúcar até se obter um creme fofo.À parte dissolve-se a farinha no leite que foi previamente fervido com a casca de limão, os paus de canela partidos em pedaços e o sal. Adiciona-se o creme de gemas e mexe-se.Leva-se a engrossar em fogo baixo. Retira-se do calor e deixa-se esfriar. Batem-se as claras em neve e juntam-se cuidadosamente ao preparado anterior, que nesta altura deverá estar frio ou ligeiramente morno.Tem-se um prato de barro, ou outro que possa ir ao forno, e deita-se aí o doce às colheradas. Este aspecto é importante, não se limitem a apenas despejar o creme no prato.Polvilha-se a superfície abundantemente com canela, e vai ao forno previamente aquecido ao máximo.Retira-se quando começar a abrir fendas e a crescer à volta do prato.

7 comentários:

Marizé disse...

Fico feliz por ter feito este doce tipico português.

È uma sensação "diferente" ver o nosso texto num blog de alguém que não se conhece.

Quando a Karem publicou eu fiquei feliz pela sericá ter atravessado o mar, e agora fiquei também.

Karen disse...

É um doce divertido, acho que os doces portugueses têm mesmo a característica de serem beemm doces. A quantidade é grande, bom para quanod há mais gente, ainda bem que marido é uma formiga, aos poucos ele comeu tudo!

Julia D.D disse...

marizé,

Que bom que tenhas ficado feliz !!
Assim nos conhecemos nessas empreitadas blogueiras (caminho ainda recente para mim).
Coloquei os créditos à Karen pois fora do blog dela que retirei a receita (que por sua vez faz referência ao teu) ... Adoro comida portuguesa espero compartilharmos sabores ...
Obrigada pela referência !!

Chico Rockfeller disse...

Eu como esfomeado de plantão quero provar o peixe com molho de camarão e de sobremesa esse doce português!! Hehe!

Antonio Iraildo (Ira) disse...

nossa, passei aqui e fiquei com água na boca. que delícias de receitas!
um xero

adri antunes disse...

minha nossa senhora, mãe de jesusss!!! até fiquei com vontade de escrever minha dir! heheheheh, adorei tudo, as receitas, as fotos, as conversas! voltarei, certamente! um bju carinhoso!

Anônimo disse...

Parabéns por ter postado uma receita de origem portuguesa (Vila Viçosa, no convento das Chagas), muito antiga. O nosso "antigo" deveria ser sempre aceite como herança legítima para o Brasil =)

Bom proveito

CRÈME BRÛLÉE

Voltando a este blog, após um hiato de dez anos ... Continuo em Os ... (re) existindo. Este movimento volta por querer compartilhar + carinh...